sexta-feira, 5 de agosto de 2016

A Cibercultura do Wattpad

Entrevista exclusiva com os "embaixadores"(Carlos Rocha e Peterson Rodrigues) da rede social de escritores: Watpadd.

FABIANO OLIVEIRA


Logo Wattpad
Você sabe o que é Wattpad? Na atual cibercultura é comum ocorrer vários elementos desse comportamento social que advém do uso de computadores, laptops, celulares e etc. Na produção literária independente, o Wattpad surgiu, em 2006, no Canadá,  em colaboração entre Flor Saucedo e Ivan Yuen.

Trata-se de uma plataforma online que permite aos usuários compartilhar gratuitamente suas publicações, contos, novelas, romances, ficções e etc, com milhares de leitores. É permitido aos leitores dessa plataforma online gratuita, votar, comentar e compartilhar suas histórias favoritas. O Wattpad está espalhado pelos principais países do mundo. Os Estados Unidos possui o maior número de usuários. No Brasil, há cerca de um milhão e duzentas mil pessoas lendo e/ou escrevendo no Wattpad.


Entrevistados
Embora seja um espaço que democratiza a produção literária, nota-se uma qualidade, nos textos, comprometedora, revelando um Brasil que lê pouco e escreve ainda menos. Carlos Rocha, um dos embaixadores da plataforma no Brasil, sobre a democratização desse ciberespaço, diz:
"Eu acho que o Wattpad permite que autores e leitores com diferentes tipos de experiência e exigência convivam e interajam. É legal dar a possibilidade de autores pouco experientes darem suas "caras a tapas". A colocação de obras é muito flexível, assim um autor pode retirar sua obra, ou reformulá-la quantas vezes quiser (do Wattpad). Eles podem receber críticas (construtivas, de preferência) e terão a oportunidade de aprender, em contato com o público de leitores, ou mesmo outros escritores, como aprimorar suas obras". Portanto, para encontrar uma boa história, é preciso "garimpar", como gostam de dizer os usuários, se referindo à procura minuciosa para encontrar boas jóias literárias.

Os Embaixadores, como são chamados os moderadores do Wattpad, são voluntários que exercem vários papéis; tradução, auxílio no gerenciamento da comunidade, remoção de conteúdos impróprios, além de exercerem peso na indicação de destaques e votos em concursos das categorias.
É oportuno dizer que Wattpad tornou-se uma vitrine para editoras; tanto no Brasil quanto nos outros países é comum autores terem suas obras publicadas fisicamente, como no caso do autor M.V. Barcelos que escreveu  "Horror na Colina de Darrington". As editoras recebem os originais de autores wattpadianos que soma a quantidade de visualizações na plataforma como argumento para mérito de publicação.  Peterson, autor de Thystium e também Embaixador do Wattpad, sobre essa "vitrine", diz:
"Sem sombra de dúvidas (Wattpad) tornou-se uma vitrine. E é a curva natural de desenvolvimento para o site. Aconteceu nos outros países e é ótimo que aconteça aqui. O Wattpad acaba sendo ótimo para construir uma base de público. E o que pode ser mais interessante para uma editora do que um autor com milhares de leituras e leitores? A publicação de youtubers é um reflexo desta construção de público".

Então, você Cidadão do Mundo, que gosta de ler e escrever, e quer tirar as teias de aranha dos seus textos, receber votos e comentários além dos seus amigos próximos e familiares, então seja bem vindo ao Wattpad.

Carlos Rocha, perfil no Wattpad: www.wattpad.com/user/carlosmrocha

Peterson Rodrigues, obra literária: www.thystium.com

Imagem com exemplo de obra literária no Watpadd

Nenhum comentário:

Postar um comentário